Tempo de decomposição do isopor

O isopor é uma espécie de plástico rígido. Ele demora cerca de 8 anos para se decompor na natureza. O ideal é que este material seja reciclado e não jogado na natureza. Hoje em dia, existem muitas empresas e instituições que fazem a coleta deste material e de tantos outros. Para colaborar com o meio ambiente, você deverá procurar em sua cidade, uma empresa que faça produtos novos com materiais recicláveis. Basta somente se informar através do site da cidade.

Por ser uma espécie de plástico, dificilmente o isopor se dissolve facilmente. Ele irá se decompor em 8 anos, contando que passe por mudanças climáticas. Ou seja, se estiver em contato com chuva e sol, e bruscos ventos diariamente. Precisa estar exposto ao ambiente, para que assim ocorra a decomposição. Alguns podem demorar cerca de até 18 anos, dependendo do ambiente onde estiver. Lugares secos e protegidos, fazem com que sua vida dure muito mais tempo que o normal.


Se houver queimada, e esse mesmo produto for derretido, ele reduzirá seu tamanho em cerca de 10%. Nesse caso, não é possível haver uma reciclagem do produto. Muitos produtos eletrônicos vem dentro de caixas com pedaços de isopor. Não é muito indicado que você faça a compra desses mesmos. O ideal é que compre dentro de caixas de papelão que não transportam isopor dentro delas. Os ecologistas sugerem que a solução para o problema, é deixar de comprar produtos que vem com isopor como suporte.


Segundo eles, quanto menos pessoas se interessarem por caixas sem isopor, menor será o fluxo e consequentemente será possível evitar a produção do mesmo. Com isso, o meio ambiente seria protegido e teríamos um material a menos para se decompor na natureza. De qualquer forma, toda reciclagem é bem vinda e também é necessário que você separe o lixo. Alguns cuidados básicos e diários podem ajudar diretamente a cuidar do meio ambiente, boas escolhas, formam um mundo melhor.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça