É permitido dirigir descalço?

Essa é uma pergunta bastante comum entre os motoristas. Embora pareça algo corriqueiro, dirigir descalço é uma preocupação de muitas pessoas. Primeiramente é preciso esclarecer que dirigir descalço não é proibido e certamente você não receberá uma multa caso o faça. Contudo, não é indicado, segundo as normas de segurança no trânsito, dirigir descalço. Pois pode ser perigoso. Muitas coisas podem acontecer, seu pé escorregar do acelerador ou de outro pedal e isso causar um acidente.


Por isso, é indicado que você esteja sempre calçado. Sempre opte por dirigir da maneira que você aprendeu através da auto escola. Claro que existem alguns mitos que compõem essa tese, e você deve se lembrar que nem tudo que dizem sobre dirigir ou sobre o trânsito pode ser considerado válido. Mas para sua segurança, é muito importante que esteja atento as normas para que isso garanta uma significativa segurança na hora em que estiver dirigindo.



Não existe uma regra para dirigir descalço, qualquer pessoa pode fazer isso, esteja na cidade ou não. Alguns professores de várias escolas, dizem que o ato de dirigir descalço, faz com que você se sinta mais a vontade, principalmente em dias de calor. Mas ele também alertam que pode ser um perigo exatamente nesses dias. O pé, quanto está em contato com o ambiente, tende a transmitir o suor, e esse mesmo faz com que seu pé escorregue nos pedais durante o processo de direção.


A única proibição feita pelo Código de Trânsito Brasileiro, é dirigir com qualquer sapato que não firme seus pés. Esse mesmos podem ser chinelos ou tamancos. Sapatos de salto, no caso das mulheres também não são indicados. Esse prática pode custar caro ao seu bolso, a multa para quem for pego dirigindo de chinelos pode chegar até R$84,00. As multas vão diretamente para o nome do proprietário do veículo em questão. Fique atento aos procedimentos feitos pelas leis de trânsito.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça