A dor de garganta é muito comum e reverbera em uma série de incômodos. As causas desse problema podem ser muitas e no artigo a seguir você apreende a identifica-las.
A garganta é uma das partes mais importantes do nosso corpo, ele é o duto por onde passa os alimentos, o ar, além de dar suporte a nossa fala. Quando sem motivo aparente sentimos incômodos ao engolir, ardência e arranhes podemos estar sendo vítimas de uma inflamação na garganta.
A garganta inflamada pode ser um sintoma de patologias na faringe ou nas amígdalas ou mutuamente em ambas, o que é chamado no meio clínico de faringoamigdalite, esta pode ter causa viral ou bacteriana. O mais comum é estar associada a quadros gripais.
Sintomas
Existem alguns sintomas comuns e recorrentes faringoamigdalite, tanto para patógenos virais quanto bacterianos, são eles:
➩ Dor na garganta
➩ Febre
➩ Abatimento
➩ Dores no corpo
➩ Dor de cabeça
➩ Dor ao deglutir
Normalmente quando a doença é causada por um vírus há uma um afetamento generalizado, congestão nasal, conjuntivite, tosse, espirro e irritação nas vias respiratórias, quase sempre surgem em associação. Quando o agente é uma bactéria é comum o aumento de volume dos ganglios no pescoço e o aparecimento de bolhas de pus nas amígdalas, não compartilham os sintomas virais exceto pela febre, quase sempre alta.
Tratamento
As complicações decorrentes das infecções bacterianas são mais mazelosas para a saúde. Para evita-los geralmente é ministrado tratamento a base de antibióticos. No caso de vírus o próprio corpo cria os anticorpos necessários para combatê-los, e o mal deve se dissipar em 4 ou 5 semanas.
Nos casos em que os efeitos da doença são muito fortes, recomenda-se para ambos os diagnósticos o uso de anti-enflamatórios, uma boas alimentação e muito líquido. É importante lembrar dos riscos da auto medicação, por isso antes de iniciar qualquer tratamento vá ao médico para as analises clínicas necessárias e um prognóstico confiável.