Eixo de inclinação da Terra: dicas para trabalho escolar

O Eixo de inclinação da terra é um fator determinante para a formação das estações do ano que preservam a variedade da vida na terra, o estudo da inclinação da terra já vem de muitos anos, vários filósofos e astrônomos da antiguidade por meio da observação dos astros perceberam um diferenciação em suas posições, como é o caso do astrônomo grego Hiparco (200 A.c), atualmente a inclinação é calculada pela perpendicular da Eclíptica ou pela separação angular que existe entre o plano do equador e a orbita terrestre.

Atualmente a inclinação da terra é tira como 23º,5, mais precisamente 23 ° 26’ 21 que foi calculado no ano 2000. se por acaso a terra não tivesse uma inclinação, ou seja a sua inclinação fosse de 0º não existiram as regiões polares e todos os dias seriam marcados por exatamente 12 horas de luz do sol e 12 horas de noite. em resumo podemos dizer que a inclinação da terra é essencial para a sobrevivência do planeta.

Mas assim como já era de se esperar, pois as estações não tem a mesma duração, o eixo da terra muda com o tempo, devido a influencia gravitacional que ela sofre do Sol, da lua e dos outros planetas do sistema solar, esse movimento que mais se assemelha a um pião que rotação que vai de um lado para o outro, é um movimento lento e gradual, alguns pesquisadores acreditam que a terra leva um pouco mais de 25.000 anos para alternar entre os seus eixos.

Um dos movimentos que faz a terra girar em sua perpendicular eclíptica é denominado precessão dos Equinócios, já o outro movimento é chamado nutação e faz a terra girar em angulo de inclinação oscilar que fica em torno de um valor médio, esse movimento faz um alteração lenta e gradual nos Solstícios e Equinócios e para corrigir essas pequenas alterações e feita através do Sistema de Coordenadas Celestes Equatorial, essas pequenas alterações muitas vezes não são levadas em consideração, mas podem alterar até mesmo as posições dos signos entre outras alterações no universo e na natureza.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça