Qual a célula que contém os cromossomos

Um cromossomo é uma sequência de DNA, que contém genes variados e também outras sequências de nucleotídeos, cada um tem sua função nas células dos seres que são vivos.
Nos eucariontes, o DNA se encontra em uma forma semi-ordenada dentro do núcleo, unindo proteínas e histonas. As procariontes, por sua vez, não possuem histonas, nem núcleos. Na forma não condenada pode sofrer alteração no DNA.

 O primeiro cientista a conseguir observar cromossomos foi o investigador Karl Wilhelm von Nägeli, no ano de 1842. Após isso, o comportamento dos cromossomos foi descrito por Walther Flemming, no ano de 1882, e em seguida, no ano de 1910, foi provado que os cromossomos tem genes por Thomas Hunt Morgan.

 As células onde são encontradas os cromossomos, são denominadas células diplóides, elas estão organizadas de duas em duas, e para cada uma existem pelo menos dois genes. Cada um deles está localizado exatamente em um cromossomo homológo. Diz-se que esse tipo de célula possui 2n de cromossomos, "n" é o numero de cromossomos da espécie em causa.

No caso dos humanos, "n" corresponde unicamente há 23 cromossomos por célula. Considerando que são pares, cada célula possui 46 cromossomos. Quando ocorre a fecundação, por exemplo, 23 cromossomos que se encontram no espermatozoide masculino, unem-se a 23 cromossomos do óvulo feminino, formando assim o filho com traços tanto do pai, quanto da mãe.

Os cromossomos são os grandes responsáveis pela genética, ou seja, os traços que são repassados de pais para filhos. 


O número de cromossomos em diferentes espécies

Drosófila - 8 / Caracol - 24
Centeio - 14 / Minhoca - 32
Coelho - 44 / Porco - 40,
Cobaia - 16 / Trigo - 42
Avoante - 16 / Humano - 46
Macaco - 48 / Rato - 44
Carneiro - 54 / Cavalo - 64
Galo - 78 / Carpa - 104
Borboleta - 380 / Samambaia - 1200

As espécies que se reproduzem assexuadamente tem um conjunto de cromossomos específicos que é igual em de todas células do corpo. Já as espécies que se reproduzem sexuadamente possuem células cromáticas, diploides  ou seja, tem dois conjuntos diferentes de células, um do pai e outro da mãe.

Além das células somáticas, as espécies que se reproduzem sexuadamente possuem gametas, que são células reprodutoras. Esses gametas por sua vez, possuem apenas uma célula de cromossomo.

 O cromossomo é a menor unidade estrutural dos seres vivos. Foi descoberta em 1667, por Robert Hooke e vista em microscópio pela primeira vez só em 1842, por Karl Wilhelm von Nägeli, como dito acima. O uso de corante, possui uma visão detalhada dos cromossomos e a identificação do núcleo celular.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça