O carvão ativado pode ser considerado um estágio do carbono onde, por meio da queima controlada em temperatura e tempo correto, obtêm-se uma matéria propícia a separação de impurezas, gases e demais substâncias através de sua intensa porosidade e estrutura.
É comum que o carvão ativado seja utilizado em pó ou em granulado para diversos fins. Devido sua grande capacidade de absorção e separação de diversos tipos de substâncias, esse material é utilizado em mecanismos de filtragem de água, como também em outros processos industriais.
Aplicações do Carvão Ativado
Nas residências, o carvão ativado pode ser utilizado para purificação da água das torneiras e também da água potável. Também pode ser utilizado em geladeiras e congeladores para evitar que o odor de vários tipos de alimentos fiquem no local. Em ambos os casos, o material do carvão deve ser trocado periodicamente, visando manter sua eficácia.
Também pode ser utilizado em quadros médicos para tratamento de pessoas com intoxicação. Nos casos em que a intoxicação ainda não passou das 5 horas de duração, o carvão ativado pode ser ingerido pelo paciente para auxiliar na absorvição das substâncias tóxicas no corpo e diminuir a gravidade do quadro.
Apesar de parecer algo novo e fruto de muitos estudos pós modernos, o carvão ativado já era utilizado para tratamento de intoxicação pelos antigos egípcios e alguns povos do continente americano.