Garganta inflamada: Sintomas e Tratamento


A dor de garganta é muito comum e reverbera em uma série de incômodos. As causas desse problema podem ser muitas e no artigo a seguir você apreende a identifica-las.

A garganta é uma das partes mais importantes do nosso corpo, ele é o duto por onde passa os alimentos, o ar, além de dar suporte a nossa fala. Quando sem motivo aparente sentimos incômodos ao engolir, ardência e arranhes  podemos estar sendo vítimas de uma inflamação na garganta.

A garganta inflamada pode ser um sintoma de patologias na faringe ou nas amígdalas ou mutuamente em ambas, o que é chamado no meio clínico de faringoamigdalite, esta pode ter causa viral ou bacteriana. O mais comum é estar associada a quadros gripais.

Sintomas

Existem alguns sintomas comuns e recorrentes faringoamigdalite, tanto para patógenos virais quanto bacterianos, são eles:

Dor na garganta
Febre
Abatimento
Dores no corpo
Dor de cabeça
Dor ao deglutir

Normalmente quando a doença é causada por um vírus há uma um afetamento generalizado, congestão nasal, conjuntivite, tosse, espirro e irritação nas vias respiratórias, quase sempre surgem em associação. Quando o agente é uma bactéria é comum o aumento de volume dos ganglios no pescoço e o aparecimento de bolhas de pus nas amígdalas, não compartilham  os sintomas virais exceto pela febre, quase sempre alta.

Tratamento

As complicações decorrentes das infecções bacterianas são mais mazelosas para a saúde. Para evita-los geralmente é ministrado tratamento a base de antibióticos. No caso de vírus o próprio corpo cria os anticorpos necessários para combatê-los, e o mal deve se dissipar em 4 ou 5 semanas.

Nos casos em que os  efeitos da doença são muito fortes, recomenda-se para ambos os diagnósticos o uso de anti-enflamatórios, uma boas alimentação e muito líquido. É importante lembrar dos riscos da auto medicação, por isso antes de iniciar qualquer tratamento vá ao médico para as analises clínicas necessárias e um prognóstico confiável.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça