Troca de anticoncepcional atrapalha na menstruação

Os medicamentos anticoncepcionais são utilizados para prevenir a gravidez e em alguns casos para controlar o ciclo menstrual da mulher. O seu uso começa ser indicado a partir do momento que as relações sexuais se iniciam, assim como as consultas ginecológicas, para a realização de exames que verificam como está a saúde da área genital feminina.
Existem várias marcas de anticoncepcionais, onde cada um possui uma composição com algumas substâncias diferentes das outras (principalmente em relação a taxa hormonal). Para começar a tomar esse remédio, é indicado que um ginecologista seja procurado para que ele avalie o porte físico e as condições do organismo da paciente, receitando assim o que mais se adeque ao seu perfil.

Como funciona?

O anticoncepcional possui várias substâncias em sua composição, tal como alguns dos hormônios produzidos nos ovários da mulher quando ela está grávida. Eles são os responsáveis por impedir que a ovulação aconteça. Com isso, se torna quase impossível uma mulher engravidar quando faz uso desse medicamento de forma correta e sem falhas.

A troca da marca pode atrasar ou atrapalhar a menstruação?

Tanto a troca do medicamento como a sua interrupção pode vir a atrasar a menstruação. Isso porque o organismo já está acostumado com o remédio, fazendo com que essa mudança deixe o ciclo menstrual irregular. Esse atraso varia de acordo com o organismo de cada mulher podendo ele ser de uma semana ou mais.
É importante ressaltar que caso o atraso dure mais de um mês, que um ginecologista deve ser procurado para a realização de um diagnóstico mais detalhado para descobrir a causa dessa patologia. Existem ainda outros motivos que pode proporcionar esse sintoma, veja:
Troca do anticoncepcional e suas reações.
(Foto: Reprodução)
» Estresse;
» Ansiedade;
» Infecções;
» Doenças;
» Uso de alguns medicamentos;
» Ciclo irregular;
» Erros de cálculo;
» Aumento ou perda de peso considerável;
» Distúrbios alimentares;
» Obesidade;
» Excesso de atividades físicas;
» Amamentação;
» Problemas na tireoide;
» Gravidez;
» Ovários policísticos;
» Menopausa;
» Amenorreia;
» Início recente do ciclo menstrual.

Dicas de como tomar

As cartelas desses medicamentos possuem 21 drágeas que requerem 7 dias sem as pílulas para posteriormente voltar a consumir uma nova cartela. É nesse período que o sangramento acontece, aparecendo com uma coloração mais escura e em menor quantidade do que em uma menstruação normal.
Para quem deseja iniciar o seu uso, é necessário que tome o primeiro comprimido da cartela no primeiro dia da menstruação. Deve ser consumida uma drágea por dia (de acordo com as indicações da bula do remédio) até que a cartela acabe, depois disso conte sete dias (período em que a menstruação irá descer) e no oitavo dia comece a tomar a nova cartela, repetindo esse ciclo mensalmente.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça