Tontura na gravidez, quando começa e como evitar ?

Quando começa?
No começo da gravidez, lá pelo primeiro mês, você sentirá alguns sintomas. Dentre esses está a tontura, isso ocorre por volta da terceira semana de gestação. Juntamente com ela é possível sentir náusea, dores de cabeça e até  vomitar. Isso ocorre porque o fluxo de sangue em sua corrente aumentou.
Quando isso ocorre, o organismo reage de uma maneira não muito boa. Até que você se acostume com a nova quantidade de sangue correndo por suas veias, terá tonturas, dores e sentirá náusea. No segundo mês de gestação, não haverá nem sequer vestígios desse mesmo sintoma para contar história.
Contudo, no segundo trimestre é possível que volte a sentir tonturas. Isso porque o útero começará a se alargar e o mesmo terá de se adaptar ao novo volume. O pressionamento dos vasos sanguíneos poderão ser um dos motivadores para tonturas e vertigens.

Motivos da tontura

Há vários motivos para as tonturas na gravidez. Tudo dependerá exclusivamente do organismo da gestante em questão. Algumas sentem as tonturas logo no começo da gravidez, outras passam a gestação inteira sem sofrer com o problema. Há também aquelas que a sentem em vários períodos.
Tonturas na Gravidez (Foto: Divulgação)
Ficar muito tempo sem comer, abaixa a glicemia em seu sangue, o que pode trazer a tontura. É importante lembrar que estará se alimentando por dois corpos, por isso, suas energias serão esvaídas com muita rapidez. Estar em lugares abafados e que apresentam uma temperatura elevada, também causam o problema.
E por fim, se levantar com muita rapidez sente-se a tontura. Por isso, tome cuidado ao se levantar, principalmente no período da manhã, onde o corpo passou muito tempo sem movimentos bruscos. Lembre-se que o sangue precisa chegar lentamente ao cérebro para dar a coordenada de se levantar.

Tome cuidados e procure evitar cheiros fortes. Nos primeiros meses, esse problema com tonturas pode ser mais evidente, contudo na maioria dos casos ele se esvai logo no segundo mês de gestação. Siga as orientações do seu médico e se alimente corretamente todos os dias.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça