Ética: Resumo explicação escolar

A ética se caracteriza pelos costumes, modo ou estilo de ser, se comportar, obtendo mais valores através do cotidiano, com a aprendizagem e internalizações decorrentes dele.
Ela é responsável por fundamentar as relações humanas, se inserindo em contextos familiares, de amizade, trabalho, entre outros campos, assumindo em todos eles os direitos dos cidadãos em prol de um bom convívio.
Sua função é caracterizada pela forma de conduzir virtudes e valores, balanceando o bem e o mal, o certo e o errado para as escolhas dos indivíduos ao se relacionarem com os demais, sabendo se as suas atitudes condizem com o momento.

Fatores necessários à conduta ética
Consciência: utilizada para saber se posicionar em qualquer tipo de decisão, visualizando todas as conseqüências.
Liberdade: usada para obter uma possibilidade de escolhas sobre que o fazer e o que não fazer.
Conceituação sobre a ética, justiça, cidadania e direitos humanos
Caracteriza-se uma pessoa com ética aquela que age de acordo com seus valores para que saiba ser justa, para dar tratamento adequado aos cidadãos, respeitando os direitos e deveres, a liberdade independente de raça, cor, sexo, opção religiosa, entre outros, vivendo honestamente, sem prejudicar o próximo, tendo atitudes dignas em qualquer posição.
Bioética
Essa particularidade da ética nasceu para relacionar os desafios morais com o avanço da medicina, promovendo assim um melhor convívio e respeito com os direitos dos cidadãos, sendo responsável pelo estudo da conduta humana em prol da vida, saúdem cuidados e a serem tomados e decisões que deverão ser feitas.
Os seus princípios de subdivide em:
  • Beneficiência;
  • Não-maleficiência;
  • Autonomia;
  • Justica.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça