Explicação das divisões dos músculos humanos

Os músculos são estruturas orgânicas que se cruzam em articulações, configurando-se acima dos ossos e transmitindo movimento. Esses tecidos são responsáveis pela estabilização de posições corporais, movimentação de substâncias dentro do organismo, produção de calor e regulação do tamanho dos órgãos.

Podem ser classificados de muitas formas diferentes, de acordo com o tamanho, o número de tendões, nervos, tipo de tecido muscular, localização, entre outros.



Grupos Musculares
Os grupos musculares são divididos de acordo com a localização dos tecidos pelo corpo. São eles: Cabeça, pescoço, tórax, abdome, tronco posteiros, membros inferiores, membros superiores, órgãos dos sentidos humanos e o períneo.
Superficiais
São músculos que se localizam logo abaixo da pele, sendo relativamente finos e tendo grande abrangência nos locais onde se configuram, como por exemplo, a cabeça, o pescoço, as mãos, etc.
Profundos
São os músculos localizados abaixo da fáscia superficial, ou seja, geralmente colados aos tecidos ósseos.
Longos
São os músculos de aparência longa e se localizam principalmente nos membros superiores e inferiores. Esses músculos podem conter duas ou mais articulações, como por exemplo, os bíceps braquiais.
Largos
São os músculos de aparência laminar. Costumam ser finos e cobrem uma grande área do corpo, como as paredes do tórax, por exemplo.
Curtos
São os músculos que se localizam próximo as articulações. Apesar de pequenos e de capacidade de locomoção baixa, esses músculos apresentam grande força e flexibilidade em alguns casos.
Músculos Estriados
São os músculos que contém estrias facilmente vistas por microscópicos ópticos. Os músculos estriados são músculos voluntários, ou seja, locomovem-se de acordo com a vontade do indivíduo.
Músculos Lisos
São músculos de aparência lisa, geralmente localizado nos órgãos e vasos sanguíneos. Os músculos lisos são músculos involuntários, ou seja, movimentam-se independente a da vontade do indivíduo.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça