Toxoplasmose:Sintomas e Tratamentos


A Toxopĺasmose é uma patologia infecciosa, que pode surgir de acometer de forma adquirida ou congênita, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, parasita que pode se hospedar em quase todos os animais inclusive seres humanos. Grande parte das vezes apresenta-se de forma assintomática, representadando maior risco para individuo com sistema imunológico débil.

Dentre os animais transmissores do parasita os humanos devem ter maior cautela com os domésticos, devido o contato mais frequente os riscos de contaminação se tornam substancialmente maiores. A doença também é vulgarmente conhecida como doença do gato, por ser essa a espesse que mais transmite a doença.  Ao lado dessa, as principais formas de contração do mal são:

Manuseio sem perícia dos depósitos de excrementos de gatos, que pode reverbera em um acidental contato dos parasitas  ali presentes com o boca;
Consumo de alimentos contaminados: carne suína ou bovina “mal passada” ou vegetais que entraram em contato com as fezes de animais hospedeiros;
Trasplantes de órgãos;
Transfusões de sangue;
Transmissão congênita, ou seja, a mãe transfere o patógeno ao bebé pela  placenta.

Sintomas

Como já foi dito na maioria das pessoas infectadas o agente não causa nenhum sintoma ou prenuncio, apenas 10% do contingente de contaminados sentem os indícios muitas vezes confundidos com um resfriado.  

A Toxoplasmose pode por conseguinte, pode ser inofensiva, mas pode também desenrolar em quadros clínicos graves, causando problemas no cérebro, pulmões, coração, fígado e olhos. Em grávidas o risco é ainda maior, já que quando contaminado ainda dentro do ventre materno o mesmo pode sofrer anomalias em seu desenvolvimento e nascer com problemas na retina e ter encefalite, isso se não acorrer o aborto espontâneo.

Quando a doença é sintomática os principais indícios registrados nos contaminados são:

Fadiga
Dor de Cabeça

Dores no corpo
Desconforto na garganta
Manchas na pele
Vista embaçada, que pode até evoluir para cegueira
ínguas principalmente na região do pescoço
Convulsões
Confusão

Tratamento


Na maioria das pessoas onde o parasita não se manisfesta de forma ativa, mesmo que o hospede o tratamento é desnecessário. Os riscos são sim mais pujantes para soropositivos imunodeprimidos, onde a doença pode se alastrar com maior celeridade o provocar dados importantes (neurotoxoplasmose) .  

Indivíduos que apresentam associadamente alguns desses sintomas, devem o quanto antes procurar o auxilio médico, este deve fazer um diagnóstico que comprovará ou não a existência do problema. Em gestantes e recém nascidos  a assistência médica deve ser feita com urgência ainda maior, para evitar sequelas.

O tratamento consiste basicamente no ministro de farmacos antibióticos e antimaláricos apos a confirmação do quadro por intermédio de exames clínicos. Em adultos o com sistema imunológico saudável o prognóstico é bastante satisfatório, entretanto, a doença pode vir a se manifestar outras vezes concomitante a baixas de imunidade.

Receba Novidades de Graça no seu e-mail

Tire suas dúvidas

Cadastre seu E-mail e receba novidades:

 

Copyright © 2013 Dicas de Graça